Conceitos de economia
ECONOMIA: ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, para satisfazer as necessidades humanas.
CIÊNCIA SOCIAL: estuda o homem e seu convívio em sociedade em momentos históricos preestabelecidos.
DECIDEM: os homes terão que fazer escolhas.
RECURSOS PRODUTIVOS ou FATORES DE PRODUÇÃO OU MEIOS DE PRODUÇÃO (naturais, humanos, capital, tecnologia): são os recursos utilizados pela sociedade para produzir bens e serviços.
*CAPITAL HUMANO: é o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico.
ESCASSOS: os recursos necessários para produção de bens são escassos, por isto são limitados (sustentabilidade).
*SUSTENTABILIDADE: é uma tarefa que envolve a participação do Estado, do mercado e da própria sociedade, que deve agir para garantir a melhoria da qualidade de vida no presente sem acabar com os recursos necessários no futuro.
BENS E SERVIÇOS: trata-se de itens produzidos para satisfazer as necessidades humanas.
NECESSIDADES HUMANAS (hierarquia das necessidades de Maslow-pirâmide): as pessoas procuram bens e serviços porque eles são úteis, ou seja, satisfazem alguma necessidade.
SISTEMAS ECONÔMICOS: forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.
SISTEMA SOCIALISTA: representa a economia fechada, sem abertura para o mercado, regida pelo governo, de forma que todas as ações econômicas dependem do Estado. Neste sistema os problemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo planejamento central do governo e todos os fatores de produção são propriedade do governo. Ex. Cuba.
SISTEMA CAPITALISTA: representa a economia aberta, regida pelo mercado, sem influência ou com influência mínima do Estado. Neste sistema predomina as forças de mercado(oferta e demanda), existe a propriedade privada dos fatores de produção e a