Conceitos de economia
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). A microeconomia é o ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos etc.
2. Que fenômenos a microeconomia procura explicar?
A microeconômica estuda, analisa, interpreta e acompanham os fenômenos econômicos à escala segmentada dos mercados e sectores, em matérias como os preços praticados, as estratégias seguidas, as tecnologias disponíveis, os requisitos da mão-de-obra ou os sistemas de produção dos agentes econômicos integrados nesses mercados, ou seja, estuda o comportamento das unidades e suas inter-relações.
3. Por que os economistas adotam hipóteses simplificadoras e modelos formais para estudar o funcionamento da economia?
Porque basicamente a economia gira em torno dos agentes econômicos que são:
Unidades de família, empresas e governo.
Ou seja, em todos os países, as unidades de família exigem mais e melhores produtos, as empresas para produzi-los em equipamentos de mais alta sofisticação mais ágeis e mais produtivos. O governo para garantir a satisfação das necessidades dos outros agentes tem que fornecer mais infra estrutura econômica e social, melhores bem e serviços públicos. Todos esses necessitam da economia da auxiliá-los.
4. Um modelo econômico pode ser útil para explicar como a economia funciona mesmo sendo excessivamente simples e