CONCEITOS DE CONHECIENTO
TEORIA DO CONHECIMENTO – Construções de espírito que visam fornecer uma explicação dos processos mentais que permitem ao homem captar o real, por exemplo, o empirismo, o racionalismo, o realismo, etc.
CIÊNCIA – Saber metódico e rigoroso, mais ou menos sistematizado e passível de ser transmitido por um processo pedagógico de ensino. Conhecimento baseado em fundamentos racionais conscientes e em método reconhecidos de investigação científica.
SABER – Conjunto de conhecimentos adquiridos pela experiência, a aprendizagem ou a investigação (por exemplo, leitura, experimentação, observação, etc).
DISCIPLINA – Organização da estrutura do saber num domínio particular (por exemplo, sociologia, história, geografia, matemática, psicologia, etc.)
LÓGICA – Em termos gerais, a lógica é o estudo da estrutura e dos princípios relativos à argumentação válida, sobretudo da inferência dedutiva e dos métodos de prova e demonstração. Processo de raciocínio, pensamento.
RACIONALIDADE – Ato da razão que dá lugar à experiência e à lógica. Assim quando alguém afirma “Isto é racional”, significa dizer que há uma explicação e que existe uma abertura do pensamento à experiência e, também, ao mundo exterior.
RAZÃO – Capacidade intelectual de organizar não apenas as idéias, mas também as suas relações com o mundo e a natureza. A razão dedica-se a reconhecer, avaliar, julgar, discernir e apreciar qualquer objeto do conhecimento.
INVESTIGAÇÃO – Exercício sistemático e metódico que incide sobre o estudo de um problema ou de uma questão, pondo em causa, fatos que devem ser verificados tendo em vista alcançar um fim: a resolução de um problema ou a resposta de uma questão. Dada a existência de um problema, de uma questão ou de hipóteses à investigação exige posteriormente um trabalho de interpretação.
REFLEXÃO – Ação de avaliar o seu próprio pensamento visando à autocrítica, a fim de melhor equilibrar o seu juízo. Do ponto