conceitos de ciencia politica
consenso; Acordo tácito ou declarado entre indivíduos, grupos, organizações ou Estados quanto a objetos diversos, como princípios ou valores supremos; meios, procedimentos ou regras do jogo; finalidades, objetivos ou políticas; Bobbio: É método de tomada de decisão mediante um acordo geral (mas não necessariamente unânime) entre os membros de um grupo ou comunidade; Não confundir a busca de um meio-termo com consenso, pois o consenso não se refere ao resultado, mas sim a um método.
conflito; uma forma de interação entre indivíduos ,grupos, classes, organizações e coletividades que possui natureza antagônica e desagregadora, implicando choques entre as partes, envolvendo o uso da violência ou não. Comte, Durkheim, Pareto, Parsons, Merton: vêem o conflito como anomalia, perturbação, disfunção. Marx, Stuart Mill, Dahrendorf e Tourain: vêem o conflito como de origem endógena, intrínseco à vida em sociedade, manifestação da vitalidade social. Marx: motor da mudança histórica é a luta de classes.
Coerção: ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça.
política; resolução pacífica de conflitos (Schmitter). Conjunto de procedimentos e instrumentos formais e informais destinados à resolução pacífica de conflitos quanto a bens públicos (Rua).
poder; característica de uma relação entre dois ou mais sujeitos, na qual um impõe ao outro sua própria vontade e lhe determina o comportamento (obediência), a despeito de eventuais resistências (conflito). Relacional, assimétrico, relativo, mensurável, intencional, não é neutro. Poder paterno, poder despótico, poder político.
Exercício do Poder (Bobbio): econômico, ideológico, político – possibilidade de usar a força.
Elementos do exercício do poder: recursos de poder (riqueza, informação, etc), habilidades, modo de exercício, atitudes.
Consolidação do poder: institucionalizado, potencial, estabilizado.
Poder no pensamento