Conceitos de bancos
Conceitos
Bancos são instituições financeiras públicas ou privadas que têm a função de fornecer serviços financeiros e conceder empréstimos.
Na Babilônia, uma das regiões mais ricas do antigo Oriente, as pessoas não iam aos templos apenas para adorar seus deuses. Guardavam neles objetos de valor, metais preciosos, jóias ou cereais, como a cevada e o trigo, porque ali estariam seguros e ninguém poderia roubá-los. Os sacerdotes não cobravam para cuidar desses bens, mas podiam emprestar uma parte deles para quem precisasse e, em troca, recebiam algum pagamento.
Uma das teorias sobre a origem da palavra banco é a de que a palavra banco vem do alemão bank, que significa “banco de madeira”, usado por aqueles que se dedicavam ao ofício de trocar e emprestar dinheiro. A partir da Idade Média, começaram a se chamar assim as primeiras casas ou estabelecimentos nos quais se realizavam essas atividades.
Os bancos tornaram o comércio mais fácil e seguro, não só para os que moravam numa mesma cidade, mas também para aqueles que negociavam entre cidades e países diferentes.
Assim, um comerciante da Itália que tinha seu dinheiro em um banco que também funcionava na França, podia comprar mercadorias de um fornecedor da França, sem precisar carregar dinheiro. Os comerciantes gostaram muito dessa forma de fazer negócio, pois não tinham o trabalho de carregar dinheiro, e nem corriam o risco de serem roubados durante as viagens. Os banqueiros também gostaram, pois podiam cobrar pelos serviços prestados. E por isso as pessoas procuravam os bancos para fazer seus negócios.
À medida que o comércio cresceu no mundo, os bancos também cresceram e se tornaram cada vez mais necessários.
Hoje, para todas as pessoas, é muito mais seguro e fácil guardar o dinheiro em um banco e retirá-lo ou fazer seus pagamentos utilizando cheques, cartões de crédito, caixas automáticos, fax, computadores e até telefone. Pode-se dizer que, no mundo todo, os grandes negócios são