CONCEITOS DE ARTE MODERNA Libre
MODERNA”
DO IMPRESSIONISMO AO SURREALISMO
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARTE
PROFESSORA: MARIA CAROLINA R DE ALMEIDA
ALUNA: SANDRA JULIANA DOS SANTOS RA 1133262
LICENCIATURA EM ARTES - 2ºSEM – POLO CAMPINAS/SP
INTRODUÇÃO
O conceito de arte moderna designa toda criatividade e produção artística que iniciou no fim do século XIX, e se estendeu até os anos de 1970. A arte modernista, segundo alguns estudiosos, “conversa” com todos os estilos dos demais movimentos artísticos, como forma de experimentar novas visões, porém no início do modernismo buscou uma negação a tudo que era anterior na arte.
A Arte moderna abrange o cubismo, o construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo, o expressionismo abstrato, o tachismo, e a busca de várias referências afim de encontrar novidade, apesar da “colcha de retalhos” artística. Durante o advento da arte modernista, ocorreu o avanço da fotografia, que por sua vez libertou a pintura da obrigatoriedade realista documental.
Dentro dos parâmetros da arte moderna, a própria fotografia, além de documentar, incorporou em si características de expressão artística, ao imprimir uma estética que transitou do belo ao experimental, e assim como grande parte das expressões de arte moderna, fazer o ser humano pensar perante uma fotografia a respeito de sua realidade. Diferente da arte barroca, romântica, realista e demais movimentos, a arte moderna visou experimentar novas visões e expressões inéditas sobre a natureza e o ser humano. Esta foi a base de pensamento do movimento modernista.
O Grande Canal, em Veneza - óleo sobre tela - William Turner - 1835.
O Campo de Trigo – óleo sobre tela - John
Constable – 1826.
O Pré-impressionismo de 1860 à1870, que já poderia ser denominado um impressionismo em sentido amplo, não contém ainda aquilo que será o mais característico do impressionismo, o rompimento luminoso das superfícies. O Préimpressionismo, de