Conceitos de Ar
O termo é utilizado, por extensão, para fazer referência à atmosfera em geral e ao vento.
Exemplo: “Um fumo muito denso ensombrecia o ar e impedia de ver mais além de cem metros”, “Uma fábrica foi denunciada por poluir o ar daquela localidade com a sua actividade industrial”, “O piloto voou pelo ar depois do choque e acabou por vir embater no pavimento”, “Vou fechar a porta por causa da corrente de ar e porque está frio”.
Ar também é um termo que diz respeito à parecença ou semelhança entre pessoas ou coisas: “Esse homem tem ares do tio Luís”, “O novo disco da banda tem ares das produções da década de ‘70”.
O conceito, por outro lado, está relacionado com a aparência, o estilo ou a vaidade de alguém: “A praia ganhou um novo ar graças às obras de saneamento”, “Não sei por quem é que ela se toma: dá-se a ares de rainha quando, na verdade, precisa de ajuda para pagar a renda do apartamento”.
No universo da rádio e da televisão, diz-se que um programa “está no ar” quando está a ser transmitido (em directo).
Por fim, a expressão “dar um ar da sua graça” significa “aparecer”.
Ar é o nome da mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra.
O ar é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio, que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera.
Os demais gases incluem1 gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio.
Ar filtrado contém traços de vários outros compostos químicos.
Muitas substâncias naturais devem estar presentes em pequenas quantidades em uma amostra de ar não filtrada, incluindo poeira, pólen e esporos, cinzas vulcânicas, compostos de flúor, mercúrio metálico e compostos de enxofre