Conceitos de alavanca
1- CONCEITUE ALAVANCA:
É uma máquina simples que consiste em uma barra relativamente rígida que pode ser rodada em torno de um eixo. No corpo humano é representada pelo osso. A força aplicada na alavanca movimenta uma resistência.
2- DEFINE OS CONPONENTES DE UMA ALAVANCA:
PONTO DE APOIO (P.A.) - Ponto de apoio ou eixo ao redor do qual uma alavanca pode ser rodada. No corpo humano é representado pela articulação. É o ponto onde se apóia a alavanca para realizar um trabalho.
POTENCIA (P) - É a força que aplicamos à alavanca, para mover ou equilibrar os sistemas. No corpo humano é representada quase sempre pela ação dos músculos. Pode ser chamada também de força motriz.
RESISTENCIA (R) - Peso de uma carga, quase sempre representado pelo peso do segmento ou carga externa. È a força que deve ser vencida. O próprio segmento corporal representa uma resistência natural à alavanca. BRAÇO DE POTENCIA (BP) - Distância perpendicular da aplicação da força ao eixo de rotação. Ou seja, é a distancia entre o Ponto de Apoio até o local de aplicação da força. Por isso, pode ser chamado também de Braço de Força (BF).
BRAÇO DE RESISTENCIA (BR) - Distância perpendicular da aplicação da resistência ao eixo de rotação. É a distância que vai do ponto de Apoio até o ponto de aplicação da resistência.
3- COMO PODE SER DEFINIDA UMA ALAVANCA COM VANTAGEM DE VELOCIDADE:
Nela, a Potência (P) fica situado entre o Ponto de Apoio (PA) e a Resistência (R). As alavancas interpotentes são projetadas para proporcionar velocidade ao segmento distal e mover pequeno peso a longa distância. Pode ser chamada também de de INTER-POTENTE. A inserção dos músculos próximos das articulações permite a produção de maior velocidade, porém a força é diminuída.
4- COMO PODE SER DEFINIDA UMA ALAVANCA COM VANTAGEM DE FORÇA:
Nela, a Resistência (R) fica situado entre o Ponto de Apoio (PA) e a Potência (P). As alavancas interresistentes, podem ser chamadas de