conceitos da linguagem C++
A linguagem C++, assim como o JAVA, é derivada da linguagem C. É uma linguagem em ascensão e extremamente utilizada sendo considerada de médio nível, combinando característica de linguagens de alto e baixo nível. A linguagem C++ foi desenvolvida por Bjarne Stroustrup (originalmente chamada de C with classes, que significa C com classes em português) em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C. Novas características foram adicionadas com o tempo, como funções virtuais, sobrecarga de operadores, herança múltipla, gabaritos e tratamento de exceções. Após a padronização ISO realizada em 1998 e a posterior revisão realizada em 2003, uma nova versão da especificação da linguagem foi lançada em setembro de 2011, conhecida informalmente como C++11 ou C++0x.
Pode-se dizer que C++ foi a única linguagem entre tantas outras que obteve sucesso como uma sucessora à linguagem C, inclusive servindo de inspiração para outras linguagens como Java, a IDL de CORBA e C♯.
2 ESTRUTURA GERAL DA LINGUAGEM
Um programa C++ é composto por uma ou mais funções. Uma das funções deve ser obrigatoriamente main ( que vai garantir que se trata de um programa). Uma função é um grupo de instruções que realizam uma ou mais ações, ainda assim, um programa conterá uma série de diretivas #include que permitirão incluir no mesmo arquivo cabeçalhos que, por sua vez, conterão funções e dados predefinidos.
De um modo geral, um programa C++ pode incluir :
Diretivas de processador com #include, using...
Declarações globais;
Função main( );
Funções definidas pelo usuário;
Comentários do programa (utilizados em sua totalidade);
Sentenças.
3 TIPOS DE DADOS DISPONÍVEIS
O tipo de uma variável informa a quantidade de memória, em bytes, que esta irá ocupar e a forma como o seu conteúdo será armazenado. Os principais tipos básicos do C++ são :
Char;
Int;
Float;
Double;
Void;
Bool.
O