Conceitos custos de produção
QUAL O OBJETIVO DE UMA EMPRESA?
A resposta rápida é “obter lucro” ou “ganhar dinheiro”.Essa visão distorcida do objetivo da empresa e da finalidade de lucro é que acaba por fazer a diferença entre muitas empresas.Diferenças dos seguintes tipos: empresas que crescem de forma vegetativa e empresas que se desenvolvem com destaque em seu segmento de negocio; empresas vivem um momento e empresas constantes.
É necessário diferenciar o conceito de fluxo financeiro (lucro e caixa) do conceito de ativo (produtos, clientes, bens e direito e pessoas). O primeiro traduz uma questão de liquidez enquanto o segundo resume uma situação de riqueza.
O que uma empresa deve desejar: possuir liquidez, isto é, honrar os compromissos financeiros assumidos em valor e no tempo determinado, ou ter elevado valor econômico?
As empresas devem objetivar tornar-se maior, pois visualizem com o crescimento uma maneira de conseguir mais lucro.
Com este enfoque, as empresas que possuem apenas o lucro como objetivo negligenciam os fatores que são realmente formadores de riquezas.
O lucro funciona como uma medida de eficácia, A queda de rentabilidade é uma advertência de perda de eficácia.
Neste contexto, uma empresa existe para servir aos clientes, seus colaboradores e sócios, e também a sua comunidade. Uma missão bem definida que considera todos esses públicos estará certamente mais voltada ao fator riqueza do que ao fator liquidez.
A liquidez deve facilitar a formação de riqueza, e a riqueza deve consolidar a liquidez.
O AMBIENTE DE NEGÓCIO MUDOU: AS INFORMAÇÕES DE CUSTO DEVEM MUDAR.
A Administração de Custos nasceu da Contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoque na Industria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo. Seus princípios derivam dessa finalidade primeira, e por isso, nem sempre conseguem atender completamente