Conceitos Chaves Mercado de Capitais
Campus VI Poeta Pinto do Monteiro
Curso de Ciências Contábeis
Prof. Revelino Cardoso riva-cardoso@hotmail.com Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais
Aula
Conceitos chaves/mercado de capitais
1 - INTRODUÇÃO
O objetivo da aula é apresentar alguns conceitos usados no mercado de capitais, cujos servirão como base para o entendimento do funcionamento desse mercado. Todas, as informações e conceitos foram pesquisados e extraídos na integra das referências citadas no final do texto.
2 – BOLSA VALORES E BALCÃO
•Bolsa Valores: É o ambiente propício para comprar ou vender ações. No Brasil, a BOVESPA é integrada por sociedades corretoras que operam por meio de dois sistemas: físico (Pregão – Viva Voz) e o Eletrônico (Megabolsa). Além de ações, a BOVESPA negocia também outros valores mobiliários de responsabilidades de S/As abertas, como debêntures, derivativos e commercial paper.
•Balcão: É toda negociação fora do ambiente propício, fora da bolsa de valores. Exemplo: compra de títulos privados (CDB ou CDI) em bancos comerciais ou compra de commercial paper.
3 – DERIVATIVOS De forma sintetizada é uma operação derivada, de outra operação. Por exemplo:
Primeira operação: Imagine um importador brasileiro de Mercedes Bens, que promete importar, no dia 12/07/2012 cinco Mercedes Bens ao Custo de 500 mil dólares (100 mil dólares cada uma).
Segunda operação (derivada da primeira): Esse importador terá que pagar em dólares sua importação, e quanto mais apreciado estiver o dólar frente ao real, maior será o desembolso. Para se resguardar das oscilações cambiais, o importador poderá fazer uma negociação com derivativos, na BM&F. Ou seja, prometer a comprar dólares em 12/07/2012 com a taxa de câmbio de 12/06/2012.
Por exemplo, se a taxa de câmbio em 12/06/2012 for R$ 2 = U$S 2, o importador desembolsará em12/07/2012 no máximo 1 milhão de reais para adquirir as Cinco