Conceitos chaves da Geografia
Em muitas ocasiões esses termos provocam acaloradas discussões acadêmicas, aqui não pretendemos provocá-las. Apenas faremos um síntese de algumas correntes que os consideram como expomos.
Espaço.
Uma da melhores definições (Milton Santos) coloca-o como um conjunto indissociável de vários sistemas e objetos, ações e trabalho do ser humano. É uma produção do homem, onde ele atua como modificador através de suas práticas sociais. Esse é o chamado espaço geográfico. Pode-se também eleger um espaço natural, bem mais restrito, mas que seria aqueles poucos lugares onde o homem não interferiu bruscamente. Esse espaço resulta de um equilíbrio entre os elementos naturais. Hoje se restringe a algumas áreas de difícil acesso e permanência, no passado era mais abrangente devido a pouca técnica que o homem dispunha para dominar a natureza.
Paisagem.
É o ponto de partida para a Geografia. Ela engloba tudo o que nossa visão alcança e tem caráter social, é percebida pelos sentidos e contém elementos do passado e do presente, elementos naturais e sociais. É uma imagem que de certa forma fala conosco e nos revela várias situações, possui então um certa sensibilidade que deve ser capitada para posteriores análises.
Lugar.
É onde guardamos nossas referências pessoais, uma parte do espaço apropriada a vida pela qual temos afeto e criamos identidade. Nele acontece a relação sujeito-objeto, também pode gerar vários sentimentos: conflitos, saudade, dominação, reflexão, etc.
Território.
É um espaço dominado por relações de poder, alguém ou algum organismo que domina uma área. Nele ocorrem relações de agentes sociais, econômicos e políticos que exercem posição de comando em determinado espaço. Pode ser um