conceitos básicos
A Petrobras e sua história
A Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) é a maior empresa brasileira. Essa gigante atua no ramo energético e tem papel preponderante na economia nacional desde os tempos de sua conturbada criação. O processo de nascimento da empresa remete-nos às décadas de 1940 e 1950, quando houve grandes debates sobre a questão do petróleo no Brasil. De um lado estavam os grupos nacionalistas, que defendiam o completo monopólio do Estado brasileiro sobre a produção e refino; do outro, estavam as companhias internacionais, que desejavam a abertura do mercado. As discussões duraram sete anos, até que, em 1953, Getúlio Vargas sancionou a lei que determinava a criação da Petrobras, que monopolizaria todas as etapas produtivas, sem controlar completamente apenas a distribuição dos combustíveis. Ainda hoje, a Petrobras permanece uma empresa estatal, ou seja, o governo brasileiro detém participação majoritária na companhia.
O setor de petróleo sempre foi visto como estratégico pelos governantes brasileiros, já que essa é a principal matriz energética mundial. Além disso, por tratar-se de uma riqueza natural do país, essa commodity foi protegida dos interesses das grandes produtoras internacionais de petróleo. Isso incitou um elevado nacionalismo na população, que se orgulha da Petrobras pela sua relevância no Brasil.
Até 1995, a organização gozou do monopólio de prospecção, exploração e refino do petróleo no país. A ausência de concorrentes permitiu que a empresa experimentasse um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos, apesar de não incentivá-Ia a incrementar sua produtividade e eficiência. A elevação da receita e dos lucros possibilitou que a Petrobras aumentasse seus investimentos, não apenas na área produtiva, mas também em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas.
A maior parte do petróleo brasileiro não está localizada em terra firme, e sim na