Conceitos básicos de Sociologia segundo Marx
AÇÃO SOCIAL - A ação é social quando o agente se comporta de tal maneira que a sua ação é destinada a influenciar as ações de uma ou mais pessoas. Em sociologia, foi Max Weber quem primeiro explicitamente usou e acentuou a ação social como base de teoria. Para ele, a ação racional com um propósito, é orientada para um sistema de discretos objetivos individuais de tal modo que o objetivo, os meios e os resultados secundários são todos racionalmente tomados em conta e pesados; este era o tipo de ação social associado ao capitalismo.
ALIENAÇÃO - O termo alienação denota afastamento do indivíduo dos aspectos-chave da sua existência social. Foi Marx, quem primeiro introduziu o conceito na teoria sociológica. Para Marx, é da natureza do Homem ser o seu próprio criador pela transformação do Mundo à sua volta em cooperação com os outros. Contudo, esta natureza tornou-se alienatória para o homem; não é mais sua, mas pertence à outra pessoa ou coisa. Na religião, por exemplo, é o Deus que é o sujeito do processo histórico colocando a iniciativa humana num estado de dependência. Na economia é o dinheiro que controla os homens como se eles fossem objetos. Em poucas palavras, o homem perdeu o controle sobre seu próprio destino e vê esse controle passar para outras entidades. O que é próprio do homem tornou-se alheio, um atributo ou outra coisa.
ANOMIA - O termo foi usado pela primeira vez por Durkheim para se referir a vários aspectos daquela participação social em que não estavam presentes as condições necessárias para o homem se realizar e para alcançar a felicidade. Estas condições são: a conduta deve ser governada por normas; estas normas formam um sistema integrado e não conflituoso. Qualquer estado onde há normas poço claras, conflituosas ou não integradas, em que o indivíduo não tem relações morais significantes com os outros ou em que não há limites definidos para a obtenção do prazer, é um estado de Anomia.
COESÃO