Conceitos básicos de atomística
Vimos que ao longo da história da Química vários modelos foram feitos para tentar explicar a estrutura do átomo, conceitos foram derrubados ou reformulados, ideias foram introduzidas e assim a ciência foi se desenvolvendo num processo contínuo de evolução para as teorias, postulados e hipóteses cientificas. Como o modelo de Rutherford-Bohrn explicava de forma coerente e convincente a estrutura atômica e os processos de reações químicas, ele foi mantido e usado até hoje ( alias, esse modelo já foi provado por experimentos).
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO ÁTOMO:
Todo elemento químico possui características essenciais como um número específico de prótons ( QUE É O NÚMERO ATÔMICO, representado pela letra Z), número de NÊUTRONS e um número de ELÉTRONS (e) correspondente ao NÚMERO ATÔMICO . Se o elemento não estiver na forma de cátion ( dando um elétron) ou ânion ( recebendo um elétron), a quantidade de elétrons será a mesma que a de prótons, Z = e). fig.1 fig.2
Repare que o número atômico ( quantidade de prótons) é representado pela letra Z e está no canto inferior, porém, na Tabela Periódica, o Número Atômico está situado no canto superior ( como na imagem do Fe (ferro) para deixar o estudo mais prático.
Cada elemento possui uma MASSA ATÔMICA (representado pela letra " A"), a massa atômica nada mais é do que a soma de prótons e nêutrons. Matematicamente, A= Z+ n_______ Massa Atômica = número de Prótons (Z) + número de nêutrons (n). O elétron tem uma massa desprezível em comparação com as outras partículas, a massa do elétron é aproximadamente 1836 menor que a massa do próton ( 1/ 1836), por isso não é considerado para o cálculo da massa atômica.
Repare que na figura 2, a massa atômica ( A) é o maior número ( A= 55,847).
Isso significa que a soma do número de prótons Z ( 26) e o número de nêutrons ( n) é igual a massa atômica (55,847)
Como saber o número de Nêutrons??
A= 56 (vamos arredondar o valor para