Conceitos básico do sistema de informação
Adm S.I. senha no site: admsi
Prof. Henry (henry@cariri.ufc.br)
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Tripé: 1. Gestão de pessoas 2. Tecnologia 3. Conteúdo (Vida interna da organização)
Entrada = Os dados ficam inicialmente no papel (atualmente, alguns em computadores portáteis como o palme). Dados para controle. Exemplo: Para controle de estoque.
Saída = Dados gerados.
Entre a entrada e saída de dados há o processamento desses dados. Estudaremos o processamento digital (informação digital), onde a informação é gerida, gerada, processada e disseminada pela tecnologia, isso é, por computadores em linguagem binaria, um exemplo disso são os dados armazenados em banco de dados de servidores na internet.
Mapa Conceitual
* Técnica desenvolvida em meados da década de 70 por Joseph Novak. * Fundamentado na aprendizagem significativa. * David Ausubel teoriza que nós, seres humanos, aprendemos melhor quando atribuímos significados (singulares a cada pessoa). * Difere da aprendizagem memorística. * Ocorre melhor quando há subsunçores (“conhecimento previu do assunto”) * Requisitos: * Conteúdo ofertado de maneira lógica; * Atitude de conectar o novo conteúdo com o pré-existente * Os Mapas Conceituais são estruturadores de conceitos. * Relacionam-se com a estrutura cognitiva. * Diagrama relações entre conceitos ou entre palavras que representam conceitos. * Serve com mecanismo de organização hierárquica. * O que não é: * Embora tenham uma organização hierárquica não deve ser confundido com organogramas ou diagramas de fluxo visto que não implica em sequencia, temporalidade ou direcionalidade, hierarquias organizacionais ou de poder. * Utilidade: * Analise de curriculum; * Técnica didática; * Recurso de aprendizagem; * Mecanismo de avaliação. * Como construir: * Identificar conceitos-chaves; *