Conceitos básciso de Gestão
ESTUDO DE CASO
PETROBRAS
QUESTÕES
1) De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?
São stakeholders internos: É o Governo Estado brasileiro detentor da maioria das ações; membros do conselho administrativo, tais como diretores e outros funcionários; outros acionistas da empresa, que atualmente totalizam 798.596 acionistas, incluindo instituições governamentais tais como o BNDES;
São stakeholders externos: o Governo brasileiro, desta vez como agente regulador das atividades da empresa; clientes, fornecedores, credores grupos ambientais e/ou entidades externas à organização mas que nela possuem algum tipo de interesse e que de alguma forma a possam influenciar.
Minha resposta, favor verificar a opinião de todos: Stakeholders Externos: São os consumidores do Petróleo e seus derivados, como no texto nos deixa claro que o combustível é um elemento indispensável para todas as atividades produtivas. O Setor Petroquímico sempre foi visto de forma estratégica pelos governantes Brasileiros.
2) O fato do governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholders? Justifique.
Sim, pois uma vez que ele é o principal acionista da empresa, participa então ativamente do processo de administração e tomada de decisão dentro da organização, fato este que interfere diretamente seu “desempenho” como Estado, uma vez que a Petrobras é um dos pilares da economia nacional e qualquer ação tomada pela empresa, afeta diretamente a população e o Estado brasileiro. A Petrobrás sendo estatal influenciada pelo governo, resultando num controle político; tendo assim, a necessidade de encontrar uma forma de nivelar os dois lados. Ourta forma que utilizam a empresa é através da publicidade, onde mistura a empresa com o Governo. O Petróleo brasileiro é usado como arma política. O combustível brasileiro é uma dos mais caros do mundo.