Conceitos basicos
Biótico (bio = vida)
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.
Fatores bióticos: o produtores o macroconsumidores o microconsumidores.
Fatores Abióticos
Abiótico ( A =não, bio = vida)
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.
Fatores abióticos: o substâncias inorgânicas - ciclos dos materiais o compostos orgânicos - ligam o biótico-abiótico o regime climático o temperatura o luz o pH o oxigênio e outros gases o humidade o solo
Espécie biológica
Sob o ponto de vista biológico, a espécie é um grupo natural constituído pelo conjunto de populações cujos indivíduos, com o mesmo fundo genético, são morfologicamente semelhantes e podem cruzar-se entre si, real ou virtualmente, originando descendentes férteis.
Na maioria dos sistemas de classificação dos seres vivos a espécie é considerada a unidade básica, uma vez que se trata de um agrupamento natural.
Comunidade biológica é a associação de comunidades que habitam um biótopo.
Em Ecologia, um biótopo ou ecótopo é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais. Corresponde à menor parcela de um habitat que é possível discernir geograficamente.
Ecossistema
Ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Podemos citar como exemplo de meio ambiente: lago,