conceitos antropocentricos
Victória Rodrigues Barreto*
Condição humana
Ela dá significado à existência, explicando-a. Existência esta, verificada através de experiências passadas como uma luta de dualismos (vida e morte, indivíduo e grupo, etc), que atribui à condição humana o objetivo de entender e identificar o papel do homem em tudo ao seu redor.
Porém, sendo a existência fadada ao término, e à morte analisada das mais diversas formas pelo ser humano, a condição humana é encarada também de formas variadas, incluindo até mesmo o simples esquecimento.
Destinado à morte, o homem precisa dar significado à vida através da realização. A realização por sua vez, só é possível de ser conquistada se houver a convivência com outros, já que não é um ser isolado. Além de dependente da vida, apesar de ser capaz de fazer suas próprias escolhas, ele tem outras limitações e defeitos, o que o leva a eterna busca pelo aperfeiçoamento. Daí nasce a ideia de Deus.
A condição humana pode ser definida então como análise das imperfeições do homem para buscar a realização.
Desenvolvimento Social
Consiste na avaliação de uma população de acordo com as necessidades essenciais satisfeitas (alimentação, saúde, saneamento básico...) e o número total de habitantes. A avaliação depois de concluída é comparada entre todos os países do planeta.
Com o grau de desenvolvimento social calculado é possível analisar a qualidade de vida e a justiça social de cada um e compreender os demais desenvolvimentos, econômico e político por exemplo. Quando todos esses setores que o sustentam estão integrados harmoniosamente, a nação é considerada desenvolvida.
A comparação entre avaliações por sua vez facilita a identificação dos problemas enfrentados pelos Estados e suas respectivas soluções. Nem todos encaram os mesmos problemas e alguns já obtiveram soluções para estes, podendo servir de exemplo e inspiração para os demais. Além dos