Conceitos Administração de Empresas
Conselho Federal de Administração (CFA) e Conselho Regional de Administração (CRA):
Em 1952, inicia-se no Brasil o ensino da Administração. Esta, apesar de estar presente na humanidade há séculos, possui história recente na educação e regulamentação da profissão. Por esse motivo, os órgãos reguladores da profissão são de extrema importância. Estes são entidades civis de personalidade jurídica, com autonomia técnica, administrativa e financeira.
O CFA é um órgão regulador da profissão de administração, sendo também consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão. Tem por sede a capital federal. Somado ao CFA, existe 27 Conselhos Regionais de Administração (CRAs), sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.
O CFA e o CRAs, entre outras, tem a função de difundir a ciência da Administração e valorizar os profissionais adeptos à mesma. Assegurando a atuação dos administradores no país, seja na iniciativa pública ou privada.
Símbolo
Em 1979, o CFA promoveu um concurso para escolher um símbolo que o representasse. Para tanto,foram convidados renomados nomes de diversos CRAs para compor o grupo de jurados. O concurso recebeu trezentas e nove sugestões vindas de todo o Brasil. Numa primeira fase, foram selecionados quarenta sugestões. Posteriormente, dez sugestões foram finalistas. O trabalho escolhido foi oriundo de um grupo de Curitiba/PR e tem a seguinte explicação:
1) O quadrado como ponto de partida, tendo em vista ser uma forma básica, onde suas linhas internas tensionam-se reciprocamente e representam algumas das funções da profissão: organizar; arbitrar; relatar; planejar; dirigir; encaminhar as questões para um ponto comum.
2) As flechas laterais, indicam um caminho a partir do centro, o início da ação, indicam uma meta. Enquanto as flechas centrais dirigem-se ao centro, ou seja, um objetivo comum.