CONCEITO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE
Definir Contabilidade
Contextualizar a finalidade da contabilidade
Introduzir a contabilidade no âmbito das organizações
Discutir o objeto de estudo da contabilidade
Apresentar os diversos usuários das informações contábeis
1.1. Conceito e Finalidade da Contabilidade
Desde as primeiras iniciativas de ordenamento das informações financeiras relativas às atividades de uma organização, abrangendo tanto os aspectos funcionais internos quanto os fatores decorrentes das atividades econômicas, existe uma busca pela sistematização e padronização de seus registros.
As
pessoas
que
ocupam
cargos
formais
dentro
de
uma
organização,
independentemente da natureza jurídica que ela tenha, têm sentido a necessidade de instrumentos eficazes para o acompanhamento de seu andamento e têm solicitado inúmeras informações através de relatórios elaborados a partir dos fatos econômicos e financeiros ocorridos em seu âmbito, bem como suas diversas conseqüências.
A contabilidade é o ramo de conhecimento que estuda o patrimônio das organizações (entidades) através dos fatos identificados, mensurados, classificados, registrados, consolidados, auditados e analisados, para a geração e interpretação de informações relevantes para dar suporte ao processo de tomada de decisão no que se refere ao planejamento e controle, considerando sua estrutura, suas variações e sua evolução em função do desenvolvimento das operações específicas de seu ramo de atividade.
O registro desses acontecimentos viabiliza consultas futuras, uma vez que, sem eles seria impossível para um gestor lembrar-se de tudo que tenha acontecido apenas através do uso de sua memória. O volume, a diversidade e a complexidade dos fatos ocorridos demandam procedimentos e regras pré-definidas para sistematizar esses registros.
O surgimento e a evolução da contabilidade como prática cotidiana ocorreu de maneira associada ao desenvolvimento das atividades