Conceito velocidade instantanea
DANIEL DE ARAÚJO CABRAL, GEORGES LUIS BRITO PINHEIRO, FÉLIX FERREIRA NETO, RAFAEL RIQUE COSTA ANDROCHESKI
IESAM-Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
Resumo As informações a seguir explicitarão o conceito de velocidade instantânea. Em que será demonstrada a partir de experiências a diferença entre seu conceito de velocidade instantânea e velocidade média, experiência essa feita através de um equipamento chamado “colchão de ar” embasado no funcionamento de uma lombada eletrônica real. Será feita ainda uma breve conceituação de aceleração média e aceleração instatânea para o estudo de velocidade com suas fórmulas em derivadas. Palavras chaves – Velocidade instantânea, derivada, aceleração.
linha reta do ponto de partida ao ponto de chegada, ou seja, seu módulo apenas irá conicidir com a trajetória se essa for em linha reta.
Figura 1- Deslocamento e Distância percorrida[2]
I - INTRODUÇÃO Para se introduzir velocidade instantânea é necessário que haja uma breve conceituação de trajetória, deslocamento e distância percorrida para que associada a um intervalo de tempo nos determine a velocidade. Dependo do tipo de conceituação dos anteriores a velocidade pode ser chamada de velocidade instantânea ou apenas velocidade média. A velocidade possui uma aceleração, e aceleração também pode ser média ou instantânea dependendo de suas premissas conceituais, e usando o conceito de aceleração e velocidade instantânea podemos obter sua fórmula em derivada. II - DESENVOLVIMENTO II.1 - Os conceitos de deslocamento e distância percorrida O conceito de distância percorrida[1] é aquele que mede o percurso total, ou seja, a trajetória de um corpo, como demonstrado na Figura 1, em que um automóvel que percorre um trajeto de A até B marcará no uma distância percorrida de 50 Km, assim distância percorrida é uma grandeza escalar e sempre positiva. Já o conceito de des locamento é um conceito vetorial, pois considera apenas a distância em
II.2 –