conceito sustentavel
CONFERÊNCIA ESTOCOLMO 72 Á RIO+ 20
Professora Vivian Aparecida Blaso S. S. Cesar
Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais, Presidente da Organização do CiiS 2013
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo vivianblaso@uol.com.br Resumo
A partir dos movimentos globais pela sustentabilidade um novo ambiente regulatório vem se configurando e transformando a maneira das empresas de fazer negócios de comunicar produtos e seus benefícios de maneira mais ética, com linguagem e discursos condizentes com suas práticas empresariais, priorizando a responsabilidade socioambiental. Acredita-se que as empresas têm grande papel como agentes da transformação social, pois influenciam e são influenciadas pelos seus consumidores. Sob este aspecto, podemos perceber que as empresas também têm um papel de influência para a transformação dos hábitos de consumo, pois interagem conforme as expectativas e desejos da sociedade, que hoje atribui ao consumo de bens e serviços um lugar relacionado à felicidade. Neste sentido fazer uma analise das influencias globais a partir das ações da Organização das Nações Unidas - ONU abre novas perspectivas e caminhos rumo a economia verde e inclusiva que prioriza aquilo que foi conclamado após a revolução francesa e culminou na declaração dos diretos universais dos homens – Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Este artigo pretende apresentar os movimentos globais pela sustentabilidade e como estes movimentos vêm contribuindo com a formação de uma nova cultura na sociedade complexa.
Palavras-chaves: Desenvolvimento Sustentavel, Sustentabilidade, PNUMA.
1-
INTRODUÇÃO
Cidades, Edifícios e a Construção, símbolos de desenvolvimentos da sociedade e que se apresentam ao mesmo tempo como problemas e soluções para humanidade frente a sustentabilidade planetária.
Se tomarmos como ponto de partida a formação do conhecimento cientifico encontraremos no próprio