Conceito Socrático e Platônico
1. Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.
Conceito Socrático da Filosofia: Entendemos que o conceito de filosofia para
Sócrates estava ligado diretamente critica do relativismo , defendida e disseminada pelos sofistas. Sócrates defendia a eterna busca pelo Conceito Universal da sabedoria. Para Sócrates, o conhecimento está intimamente ligado à posição moral, segundo
Ele a prática filosófica possui uma conexão com a conduta moral. O filósofo aponta que havia um confronto entre a esfera individual, com a esfera pública.
Sócrates não tinha objetivos de demonstrar verdades absolutas em suas teses, mas acreditava ser a filosofia uma eterna busca para se alcançar a verdadeira sabedoria.
Conceito Platônico: Para o filósofo Platão a filosofia teria aspectos objetivos e morais, e por meio dela, todas as respostas poderiam ser encontradas. Platão acreditava na cientifização da filosofia. Segundo ele o homem vivia em duas realidades , sendo elas a inteligível que se refere a vida concreta e duradoura e a sensível que está ligada aos sentidos humanos e suas percepções.Platão elucida seu pensamento afirmando que o espírito humano está temporariamente aprisionado no corpo material, no que ele considera a ‘caverna’ onde o ser se isola da verdadeira realidade, vivendo nas sombras, à espera de um dia entrar em contato concreto com a luz externa. Para Platão, matéria é inimiga da alma. Para ele, tudo nasce, se desenvolve e morre. O Homem deve, porém, transcender este estado, tornar-se livre do corpo e então ser capaz de admirar o inteligível, seu objetivo maiorPlatão acredita que somente os filósofos da época teriam conhecimento para governar sobre os demais devido a seu esclarecimento, em detrimento da ignorância dos demais.
Trazendo os conceitos filosóficos para a realidade de