conceito sobre ativo
A definição para receitas, despesas, passivo, perdas e ganhos apara-se no conceito de ativos, que conforme Hendriksen e Van Breda (2007), os ativos são reservas de benefícios futuros. Todo ativo representa uma promessa futura de caixa, sendo assim ele representa qualquer elemento com ou sem natureza física que possa ser controlado pela empresa e a possibilite a obtenção de fluxo de caixa.
Ativos intangíveis também definidos como ativo intelectual é definido como um ativo que não possui corpo físico é criado pela inovação e pelos recursos humanos das entidades. Esse ativo inicialmente pode gerar despesas para sua formação, entretanto pode ser revertido em grande lucro, como exemplo da Coca Cola cujo seu ativo intangível, a marca, é o mais valioso do mundo.
O capital intelectual foi alavancado pelo aumento das relações sociais, internet e evolução das tecnologias.
Para mensurar a perda por da capacidade de recuperação do valor contábil de um ativo de longa duração utiliza-se o teste de perda por impairment. Em contrapartida é difícil mensurar o valor justo, haja vista que em situações de liquidações que os ativos são avaliados por preços mais baixos, os mesmos não podem ser considerados justos.
Marcação a mercado é como um benchmark a fim de saber quanto vale a sua carteira, contanto gera muita volatilidade endógena.
O conceito de passivo tem acompanhado a evolução das discussões científica e tem passado, por relevantes mudanças, para refletir a realidade.
Foi conceituado por, Canning (1929), como serviço com valor monetário, representando todas obrigações e dividas