Conceito oferta e demanda
Demanda de mercado
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Relação entre quantidade demandada e preço do bem: a lei geral da demanda
Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada lei geral da demanda.
Essa relação quantidade procurada/ preço do bem pode ser representada por uma escala de procura. Outra forma de apresentar essas diversas alternativas é pela curva de procura.
A curva ou escala de procura revela as preferências dos consumidores, sob a hipótese de que estão maximizando sua utilidade, ou grau de satisfação no consumo daquele produto.
Se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demandada será provocada por esses dois efeitos somados: 1. Efeito substituição- exemplo: A carne bovina possui um bem substituto, que seria o frango, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, quando o preço da carne aumenta, o consumidor passa a adquirir o bem substituto (frango), reduzindo assim a demanda da carne. 2. Efeito renda- exemplo: Quando aumenta o preço dos carros, o consumidor perde poder aquisitivo, e a demanda por carro diminui.
A procura também será afetada pela renda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos ( ou concorrentes), pelo preço dos bens complementares e pelas preferencias ou hábitos dos consumidores.
Oferta de mercado
É a vontade de vender determinado produto, e esta diretamente relacionado a facilidade de produção (valor do trabalho) e o preço obtido. Ou seja, quanto maior a facilidade de adquirir/ produzir o bem e maior o preço do produto, maior é quantidade ofertada.
A oferta depende de vários fatores; dentre