Conceito Logistica Industrial
Christopher (1999, p. 2) refere-se ao conceito de logística da seguinte forma:
A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
No processo de fabricação da cerveja, a cevada sai do campo e antes de chegar a cervejaria, passa pela Maltaria para realizar o processo de Malteação, conforme verão no vídeo a seguir.
A integração dos processos logísticos é fundamental para se obter a máxima eficiência e eficácia na gestão do produto. No início dos anos 90, surge um conceito inovador conhecido como Supply Chain Management (SCM)1 que é uma ferramenta que, usando a tecnologia da informação, possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficiência e eficácia.
As funções logísticas deixam de ser vistas de forma isolada e passam a ser percebidas como um componente operacional da estratégia do composto de marketing (4P’s – Produto, Preço, Promoção e Ponto de Venda ou Distribuição). Por meio deste conceito a distribuição passa a ter papel fundamental em várias estratégias na rede logística, tornando necessária a geração de soluções que possibilitem flexibilidade e velocidade na resposta ao cliente ao menor custo possível, gerando assim maior competitividade para a empresa.
Definir claramente os sistemas de distribuição, a roteirização dos produtos e realizar um bom planejamento estratégico, são a base de todo estudo na área de logística e