conceito inflação
Existem diversas definições que tratam da inflação, mas a mais simples e clara a define como a elevação continua do nível de preço, isto é, uma taxa continua de crescimento dos preços em um período determinado. Deve ficar com isto claro que um aumento de preços, por uma única vez não, pode ser considerado inflação.
Dentre as várias definições de inflação, considera-se o mais comum: aumento continuo e persistente dos preços em geral que abarcam e abrangem a economia de um país que produz uma ininterrupta perda do poder aquisitivo da moeda, ou seja, pra se entender melhor é a perda do poder de compra do mesmo produto em determinado período que se comprava anteriormente. Segundo Aurélio ( Mini Aurelio: O Dicionário da Lingua Portuguesa. 6. Ed. Editora: Positivo. Curitiba. 2008 ), define, inflação como: “Econ. Aumento geral dos preços, com consequente perda do poder aquisitivo do dinheiro”.
A inflação pode ser caracterizada como:
I – Moderada ou deslizante ou rastejante, quando o aumento dos preços fro de aproximadamente até três por cento ( 3% );
II – Trotante, quando o aumento dos preços for acima de três por cento ( 3% ) e inferior ou igual a dez por cento ( 10% );
III – Galopante, quando o aumento dos preços for acima de dez por cento ( 10% ) e inferior ou igual a sessenta por cento ( 60% ).
REFERENCIALTEÓRICO
Primeiramente, é bastante importante pegar vários conceitos que tratam da tão discutida inflação brasileira, tendo em vista a relevância deste fenômeno nas operações financeiras realizadas no Brasil.
Os índices de inflação são utilizados para medir a variação dos preços dos bens e serviços de certo setor da economia.
A inflação consiste no aumento seguido, perseverante e geral dos preços dos bens e serviços que estão disponíveis para a sociedade comprometendo o seu poder de compra, ou seja, num linguajar mais claro perde o poder de compra. Portanto, os índices de inflação calculam as variações