conceito economia
a) Numa economia competitiva, os preços são determinados no mercado pela livre interação entre as forças de demanda e as forças de oferta.
b) Estudo constata que a distribuição de renda no Brasil é concentrada nos 5% mais ricos da população.
c) A taxa de inflação em agosto foi 1,4%.
d) O salário mínimo no Brasil é de $ 500,00.
O uso de princípios filosóficos gerais (igualdade, equidade) ou juízos de valor não tem lugar na teoria econômica positiva. Por exemplo, no contexto de uma economia de mercado a perseguição de igual distribuição de renda não é objetivo da economia positiva, uma vez que implica um processo distributivo que nega o livre funcionamento do mercado.
9.2. Economia Normativa ou Economia do Bem-Estar Social: analisa como o mundo deveria ser. Implica em juízos de valor e suas relações com os sistemas jurídico, cultural, religioso, político, filosófico. A economia normativa faz recomendações quanto aos objetivos da política econômica, de modo a interferir com a realidade, em busca da melhoria do bem-estar da sociedade. Em especial, a economia normativa se preocupa com a distribuição de renda, buscando resultados mais equitativos. A economia normativa visa a intervenção sobre a realidade visando melhorá-la.
Exemplos de princípios da economia normativa:
a) Estudo propõe a taxação da riqueza no Brasil, taxando-se o patrimônio pessoal acima de $ 10 milhões, de modo a melhorar a distribuição de renda no País.
b) O governo deveria reduzir a taxa de inflação.
c) O governo deveria criar empregos para reduzir a violência.
d) O salário mínimo no Brasil deveria ser de $ 1.000,00.
Podemos utilizar o problema da fixação do salário mínimo para contrapor alguns argumentos da economia normativa e da economia positiva.
Argumentos da economia positiva contra o aumento do salário mínimo:
a) Pode