Conceito de virgula
DEFINIÇÃO DE VÍRGULA
Goiânia 2014. Língua Portuguesa I
A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na língua portuguesa. Pouca gente sabe ao certo onde deve e onde não deve usá-la.
A vírgula nada mais que um sinal de pontuação usado para indicar uma pausa e separar membros constituintes de uma frase. Mas quem disse que seu uso é tão simples quanto sua definição?
Mas não podemos simplesmente decidir aonde vai e aonde não vai vírgula. Ela tem poder demais para ser arbitrária. Pois bem, existem algumas regras para o uso da vírgula, e elas são baseadas na gramática.
Sempre quando falamos a respeito da vírgula é bom relembramos as diferenças existentes na fala e na escrita. Seria possível identificarmos, na escrita, as pausas que fazemos as expressões de espanto, felicidade, às retomadas de pensamento, as indagações, entre outros elementos?
Certamente que não, pois muitos desses procedimentos são manifestados por meio de gestos, expressões fisionômicas (um olhar, um sorriso, às vezes até uma carinha de raiva). Na escrita, tudo isso é demonstrado graças aos sinais de pontuação, ou seja, quando queremos fazer uma pergunta, utilizamos o ponto de interrogação; quando queremos demonstrar sentimentos diversos, tais como alegria ou espanto, usamos o ponto de exclamação, para encerrarmos nossas ideias, o ponto final; e assim por diante. Ah! Ainda existe um que indica aquela “paradinha”, um pouco parecida com a da fala. É claro que você já descobriu, não é verdade?