Conceito de treinamento e desenvolvimento
A palavra treinamento tem muitos significados. Alguns especialistas consideram o treinamento como um meio para desenvolver a força do trabalho das organizações. Outros consideram o treinamento de modo mais amplo como uma preparação para um adequado desempenho no cargo e estendendo o conceito para aumentar o nível intelectual através da educação geral. Outros autores referem-se a uma área mais genérica chamada desenvolvimento de pessoas, que pode ser dividida em educação e treinamento: o treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, enquanto o propósito da educação é preparar a pessoa para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho.
O treinamento é um processo educacional através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes para o desempenho de seus cargos e adquirem novas competências. È um processo educacional e de curto prazo, porque visa á formação e á preparação das pessoas. E está voltado eminentemente para o desempenho do cargo, seja o atual, seja um cargo futuro na empresa, ou então para a aquisição de competências desejadas pela organização.
Vale lembrar que o treinamento – assim como a maior parte das atividades de ARH – é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que o treinamento é uma responsabilidade de cada gerente em relação aos seus subordinados. Se um funcionário não está devidamente capacitado para o seu trabalho, a responsabilidade é do seu gerente e não do ARH.
O treinamento cabe a cada gerente – ao avaliar que seus subordinados carecem de determinado tipo de conhecimento, habilidade, atitude ou competência -, e, caso não tenha condição de fazê-lo pessoalmente, é preciso que haja solicitação de suporte e ajuda ao órgão de treinamento. Assim, a decisão é sua. Segundo Milkovich e Boudreu (2010) treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às