Conceito de transferência por freud
O presente trabalho visa abordar um dos conceitos primordiais quando falamos em um processo de análise psicanalítica, a transferência, que é amplamente citada pro Freud ao longo de sua obra. A pesquisa acerca deste tema foi desenvolvida também com a finalidade de facilitar a compreensão da mesma a partir da ótica da ótica de Freud, assim como as suas variações, significados, relações e efeitos no processo de análise. Baseado em Laplanche e Pontalis (1992), podemos ter um panorama geral da história do conceito de transferência na obra freudiana, acompanhada, é claro, da leitura sistemática dos textos específicos acerca do conceito estudado.
1.2. OBJETIVOS
1.2.1. Objetivos Gerais
A pesquisa visa elaborar um trabalho acadêmico que consiga explicar e facilitar a compreensão de um importante e fundamental conceito da psicanálise denominado transferência, a partir da ótica de Freud. Assim como as suas variações, significados, relações e efeitos no processo de análise.
1.2.2. Objetivos específicos
Através de significativa revisão bibliográfica em algumas obras de Freud em que o termo transferência recebe maior enfoque, trazer maior compreensão aos desdobramentos de tal termo dentro da esfera do tratamento psicanalítico.
1.3. JUSTIFICATIVA
Segundo Freud (1912), em ''A dinâmica da transferência'', o conhecimento da existência e do manejo da transferência é de fundamental importância para a psicanálise e para o sucesso da análise, pois ao mesmo tempo em que pode ser o fator que proporciona a cura da neurose, também se mostra como o que de certa forma atrasa, emperra e dificulta a mesma. Quando a transferência não serve de veículo para o sucesso do tratamento, entendemos que a transferência alcançou um nível de resistência, esta por sinal, é uma das maiores barreiras a serem vencidas pelo analista num processo de terapia. Tendo em vista a presença constante deste conceito no que diz respeito ao contexto do tratamento, e os efeitos