Conceito de trabalho, consumo e sociedade
A palavra trabalho vem do latim tripallium , nome de um instrumento que servia para castigar os escravos no Império Romano. Porém o trabalho pode ser também como meio pelo qual o ser humano cria ou transforma as suas condições de vida. Ele transforma a natureza para obter proveito e sustento para a humanidade, estabelecendo relações sociais que marcam seu cotidiano. Ao longo da história, pode-se observar vários tipos de relações de trabalho: trabalho escravo, trabalho por troca (escambo), trabalho assalariado entre outros. Dentre todos os tipos de trabalho na história, as relações entre os trabalhadores braçais e os que se beneficiavam dele conflitantes. Desde revoltas armadas até militâncias sindicais se tornaram meios de revindicações e pleitos.
Consumo
Segundo a definição do sítio WINKIPÉDIA, o consumo é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização. Atualmente o consumo se acelera e as etapas que o precedem são mais rápidas e abreviadas. Com isso, qualquer produto ou serviço se torna descartável e substituível.
Sociedade
A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas de pessoas com a mesma cultura. O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. Há também alguns pensadores cujo debate insiste em reforçar a oposição entre indivíduo e sociedade, reduzindo, com frequência, ao