Conceito De Sociedade
Afirma uma das críticas do livro que tudo o que os seres humanos são e fazem, ocorre dentro da sociedade, é por ela determinado e constitui parte de sua vida. Não haveria, sobretudo, qualquer ciência dos temas humanos que não fosse uma ciência da sociedade.
Afirma ainda a obra que a ciência da sociedade, ao contrário das bens-fundamentadas ciências, se encontra na desconfortável situação na qual precisa, em primeiro lugar, demonstrar seu direito de existência – ainda que certamente esteja na situação confortável em que essas justificativa será conduzida por meio do esclarecimento necessário sobre seus conceitos fundamentais e sobre seus questionamentos específicos perante a realidade dada.
A “sociedade” é certamente um conceito abstrato, mas cada um dos incontáveis agrupamentos e configurações englobados em tal conceito é um objeto a ser investigado e digno de ser pesquisado, e de maneira alguma podem ser constituídos pelas particularidades das formas individuais de existência.
Em um certo ponto do texto, o autor monstra a sociedade vista sob várias distâncias, asseverando que ao nos aproximarmos da existência humana, podemos ver de forma precisa como cada ser humano se difere dos demais; porém se tomarmos um ponto de vista mais distanciado, perceberemos que o individuo desaparece e, em seu lugar, se revela uma imagem de uma sociedade propriamente dita com todas as suas formas e cores, imagem que se surge com a possibilidade de ser conhecida com maior ou menor precisão.
Segundo o autor, o conceito de sociedade em seu sentido mais amplo:
“O conceito de sociedade