Conceito de quimica
O átomo é composto por um núcleo central contendo prótons, que tem carga positiva, e nêutrons, que não possuem carga, já os elétrons ficam em torno do núcleo. Quando átomos dos mesmos ou diferentes elementos se combinam é formada uma molécula, que são substâncias químicas, representadas por fórmulas. As substâncias químicas são formadas por elementos químicos que estão na tabela periódica, estes elementos da tabela são substancias feitas de átomos de um tipo somente, sendo que cerca de 82 elementos existentes na natureza e 31 criados. Quando o átomo possui um excesso de elétrons ele é chamado de íon, e de acordo com a perda ou o ganho de elétrons, pode-se saber a carga elétrica, podendo ser cátion quando a carga é positiva, e ânion quando a carga é negativa.
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, podendo ser simples ou composta. Substância simples é aquela que possui apenas um elemento, e substância composta quando possui dois ou mais, sendo que a composta pode sofrer decomposição, se transformando em uma substâncias simples. O conjunto de moléculas dos elementos químicos de uma substância é chamado de composição química, e fórmula química representa o numero e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmula química são: molecular, eletrônica e estrutural plana.
Iodo é um elemento quimico de simbolo I de número atómico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e de massa atómica 126,9 u. É um elemento puro. Sua estrutura quimica é ( I-I, ou I2). Estes átomos estão ligados por uma ligação covalente. O iodo obtém-se a partir do iodato de sódio contido nas