Conceito de psicologia social
É a área da Psicologia que procura estudar a interação social .Diz Aroldo Rodrigues que a Psicologia Social é o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.
A integração social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados po essa área da Psicologia.
Assim, vamos falar dos principais conceitos da Psicologia Social a partir do ponto de vista do encontro social, não apenas como a relação entre pessoas - a interação social - mas como um conjunto de produções humanas capazes de ,ao mesmo tempo em que vão construindo a realidade social, construir também o indivíduo.
Essa concepção será a referência para a construção de uma nova Psicologia Social.
A subjetividade humana, isto é, esse mundo interno que possuímos e sus expressões, são construídas nas relações sociais, ou seja, surge de contato entre os homens e dos homens com a Natureza.
Essa nova Psicologia Social pretende ir além de que é observável, ou seja,além do comportamento, buscando compreender o mundo invisível do homem.
Abandona por completo a diferença entre comportamento em situação de interação ou não interação.Aqui o homem é um ser social por natureza.
Entende-se que cada indivíduo aprende a ser um homem nas relações com os outros homens, quando se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores,apropriação essa que se dá pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura humana.
A interação humana
O homem, como ser social, como um ser de relações sociais,está em permanente movimento.Estamos sempre nos transformando, apesar de "aparentemente nos mantermos iguais".
Isso acontece porque o nosso mundo interno se alimenta de conteúdos que vêm do mundo externo e, como nossa relação com o mundo externo não cessa, estamos sempre como que fazendo "digestão" desses alimentos e, portanto, sempre em movimento, em processo