Conceito de Opinião
Do latim opinĭo, uma opinião é um juízo de valor que se emite sobre algo questionável. A opinião também é aquilo que se acha relativamente a algo ou alguém, é o parecer (podendo ser favorável ou não) que se dá. Por exemplo: “Na minha opinião, trata-se de um grande jogador”, “A Paula tem uma opinião pouco positiva dos meus amigos”, “O Manuel deu a opinião dele em relação ao problema, e eu acho que ele tem razão”.
Entende-se por opinião pública o conjunto de ideias de que partilha um grupo social (a população, por exemplo) acerca de um assunto determinado (questões políticas, económicas ou sociais). A opinião pública é abstracta, tendo em conta que só se recolhe através de questionários, inquéritos ou trabalhos semelhantes. Os meios de comunicação são um dos principais emissores de opinião pública, já que o tratamento que realizam da actualidade incide precisamente no pensamento da sociedade: “O presidente não deu ouvidos à opinião pública”, “A opinião pública exige respostas relativamente aos problemas de insegurança”.
Na visão da filosofia, a opinião é uma proposição onde não se tem a confiança total sobre a verdade do conhecimento. Noutros termos, a opinião admite a possibilidade de erro por não haver evidência plena. Neste sentido, a opinião seria uma afirmação com menor evidência da verdade do que uma certeza.
A opinião, de qualquer modo, costuma estar associada aos juízos subjectivos. A frase “Este carro tem quatro rodas” não é uma opinião, uma vez que se pode averiguar a verdade, bastando observar o veículo em questão e constatar os factos. No entanto, uma frase do tipo “Este é o melhor carro da actualidade” já é uma opinião, pois depende da subjectividade da pessoa.