Conceito de negociação
Todo ser humano algum dia na vida já realizou o ato de negociar. A negociação é o resultado de uma situação onde ocorrem contradições, onde é necessário tomar uma decisão sobre algo, onde os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa que dois indivíduos ou mais irão se enfrentar, mas é a concordância de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam alcançar seus objetivos e benefícios.
O termo da palavra negociação: deriva do latim negociun, palavra formada pela junção dos termos nec (nem, não) + ocium (ócio, repouso), cujo significado estrito é uma atividade difícil e trabalhosa. Segundo Junqueira (1995, p.12)
“Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.” (Junqueira ,1995,p. 12)
Pelo ponto de vista de Miranda (2000, p. 18), existem dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição, no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante.
Wanderley (1998) nos diz que:
“Entender comportamentos para poder negociar conforme o estilo do outro negociador faz uma boa diferença. “ Aquele que conhece o próprio estilo e respeita o do outro leva uma vantagem na negociação, pois, pode trabalhar forças e fraquezas garantindo maiores possibilidades de êxito.” (Wanderley, 1998)
Após obtermos diferentes conceitos do que é negociação, chegamos a conclusão que o ato de negociar se encontra dentro de cada pessoa, onde algumas encontram mais facilidade para desenvolver e outras se aprofundando em técnicas, podem desenvolver tão bem quanto uma pessoa que possui habilidade nata para a negociar. A negociação está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem