Conceito De Motiva O
Vamos então apresentar o principal conceito de motivação.
Motivação é o impulso interno que nos leva à ação; a palavra sugere exatamente isso: motivo + ação, a força (motivo) que me leva a agir; a palavra vem do latim moveres, mover. Está diretamente ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades. Há uma enorme controvérsia dentro da psicologia sobre como funcionam os mecanismos da motivação; e isso por uma razão muito simples: a motivação é uma das chaves para a compreensão do comportamento humano; age sobre o pensamento, a atenção, a emoção e a ação. Envolve anseios, desejo, esforço, sonho e esperanças.
Ao longo dos próximos artigos estaremos falando sobre as principais teorias que buscam explicar a motivação.
Teoria de Motivação e o ponto de vista de seus principais autores
Skinner, por exemplo, estudou a motivação como um condicionamento da mente; Kurt Lewin considera que a motivação é determinada em grande parte pela influência do meio ambiente sobre o individuo; Murray e Maslow dão especial importância à questão das necessidades humanas como ponto determinante da motivação; é muito popular hoje em dia a Pirâmide de Necessidades de Maslow, um modelo que classifica as necessidades em grau de urgência, iniciando naquilo que é indispensável à vida (fisiologia, segurança, relacionamento) e chegando ao grau mais refinado, das necessidades que proporcionam a sensação de realização pessoal.
O que o RH deve fazr pra motivar as pessoas
È de extrema importância o RH acompanhar o clima da empresa, observar o grau de comprometimento dos empregados, analisar os impactos que ele está trazendo para os resultados e propor planos de trabalho para trabalhar a motivação quando ela está baixa.
Geralmente o RH erroneamente não se sente responsável por essa situação, alegando que a empresa é assim mesmo, que não adianta fazer nada, que é problema da diretoria, que as chefias (e não a liderança) são duras e desse jeito mesmo etc.
Resolver problema de