Conceito de Marketing
“É entender o que o cliente precisa, e levar a ele o que ele precisa”
Segundo Raimar Richers – “É a intenção de entender e atender o mercado”
Para Peter Drucker – “Pode-se presumir que sempre haverá alguma necessidade de vender. Mas a meta do marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer e entender tão bem o consumidor que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda sozinho”.
Para Kotler – “O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Marketing como orientação da Gestão Empresarial
Existem quatro orientações básicas, são elas:
A orientação para a produção
Desenvolvem produtos em larga escala, que podem ser facilmente encontrados a preços baixos. Seguem a lógica do fabricante e não levam em conta a qualidade nem a variedade de ofertas.
A orientação para o produto
Desenvolvem produtos que ofereçam maior qualidade e desempenho e maiores benefícios. Essas organizações acreditam que os seus produtos são superiores e que, naturalmente, os clientes irão demanda-los.
A orientação para vendas
Essa orientação parte do pressuposto de que os clientes normalmente mostram inércia e podem ser induzidos a comprar mais. Tem o objetivo de vender mais para isso desenvolve um conjunto de instrumentos promocionais – venda pessoal, propaganda e promoções. Muitas vezes essas ações se resumem a uma única compra por impulso, não existindo uma preocupação de estabelecer um relacionamento comercial ao longo do tempo.
A orientação para o Marketing
Em contraposição às orientações anteriores, essa orientação parte do pressuposto de que a identificação das necessidades e desejos dos clientes atuais e futuros devem servir de base para o desenvolvimento de produtos e serviços.