Conceito de Marketing
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I
RAFAEL PINHEIRO SANTOS FARIA
CONCEITO DE MARKETING
ESTÂNCIA
2013
RAFAEL PINHEIRO SANTOS FARIA
CONCEITO DE MARKETING
Estudo de caso apresentado ao curso de Administração, sob orientação do prof. Irazano De Figueiredo Passos Neto, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Administração Mercadológica I.
ESTÂNCIA
2013
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1 ed. – 5 reimpr. São Paulo: Atlas, 2011. O marketing é uma atividade de comercialização que teve a sua base no conceito de troca. No momento em que os indivíduos e organizações de uma sociedade começaram a desenvolver-se e a necessitar de produtos e serviços, criaram-se especializações. Aqueles que faziam certas atividades ou produtos mais bem feitos do que os outros começaram a dedicar-se. Com a especialização, o processo de troca tornou-se mais fácil, uma vez que a sociedade beneficiou-se com a qualidade e a produtividade dos mais capacitados.
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução á Administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2011. O objetivo básico da função de marketing é estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo. A função de marketing é muito ampla e abrange atividades de:
Pesquisa: identificação de interesses, necessidades e tendências do mercado;
Desenvolvimento de produtos: criação de produtos e serviços, inclusive seus nomes, marcas e preços, e fornecimento de informações para o desenvolvimento de produtos em laboratórios e oficinas.
Distribuição: desenvolvimento dos canais de distribuição e gestão dos pontos de venda.
Preço: determinação das políticas comerciais e estratégias de preço no mercado.
Promoção: comunicação com o público-alvo, por meio de atividades