Conceito de Informaçao
CONCEITO DE INFORMAÇÃO
Os dados se transformam em informações e, no contexto contábil, como padrões, orçamentos e contabilidade
Vejamos como HENDRIKSEN faz a distinção entre dados e informações:
“A Contabilidade faz uma distinção geral relevante entre dados e informação. Os dados podem ser definidos como mensurações ou descrições de objetos ou eventos. Se estes dados já são conhecidos ou não interessam à pessoa a quem são comunicados, não podem ser definidos como informação. A informação pode ser definida como um dado (ou conjunto de dados) que provoca o efeito surpresa na pessoa que a recebe. Além disso, ela deve reduzir a incerteza, comunicar uma mensagem, ter um valor superior ao seu custo e ser capaz, potencialmente, de evocar uma resposta do tomador de decisão”.
MOCK, por sua vez, ao estudar os critérios de mensuração e de informação contábil, faz a seguinte distinção:
“Muitas vezes a informação é tida como um subconjunto de dados úteis na solução de problemas ou tomada de decisão. Em um sentido geral o dado deriva do verbo latino ‘dar’ (dar) significando fatos dados a conhecer e, aparentemente, de pouco interesse às necessidades de decisão. Contrastando com isso, a informação está relacionada com o verbo latino ‘informar’ (dar estrutura a). Desta forma, a informação é considerada como dados que foram selecionados e organizados, tornando-se relevantes (espera que seja) para alguma questão”.
GIL, afirma que “um sistema de informação tem que trabalhar dados para produzir informações”. Logo:
Dado é a matéria prima que o sistema de informações vai trabalhar.
Informação é o produto final do sistema de informações, e deve ser apresentada em forma e conteúdo adequados ao usuário.
BIO, reconhece que, dependendo do ângulo de observação e do campo de conhecimento em que se busque o conceito, haveria muitas formas de conceituar informações:
“Sob a ótica de sistemas de informação examina-se o conceito a partir do entendimento da informação como