Conceito de infancia ao longo da história
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Diversos Rostos da Infância
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Pedagogia
2011
Resumo
A educação esta as volta do descobrimento do rosto da infância, que desde os tempos mais remotos vem sofrendo transformações, ora pelas visões dos adultos sobre suas capacidades, ora pelas condições sócias da época ou pela descarga de informações oferecidas pelos meios de comunicação e convivência. Rosto este que deve ser descoberto para que se possam melhorar as condições de ensino, trazendo para a escola não somente o saber técnico, mas também o saber humano. Assim este artigo trata das diversas características das crianças desde os tempos antigos até os mais atuais, discorrendo sobre os principais aspectos a serem considerados para o descobrimento deste rosto que há muito se quer e se torna necessário.
Palavras-chave: infância; educação; paradigmas
Introdução
Hoje como educadores, estudantes e família, buscamos saber o que é ser criança, como está o seu processo de formação, como está inserida na sociedade, qual seu histórico e o que a influencia para então conhecer o indivíduo que queremos formar. Segundo o ditado popular diz: “As crianças são o futuro da nação”. Então como está o rosto da nossa nação? Para chegarmos a tal busca, voltemos à antiguidade avaliando o conceito de educação e infância. “A fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente” (HEYWOOD, 2004, p. 13), fez com que o conceito de infância sofresse alterações ao longo da história.
Conceito de infância ao longo da história
Infância Ontem
Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade