Conceito de gênero textual
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
CARLA DARCIENNE MARTINS TORRES
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
Vitoria
24/09/2013
CARLA DARCIENNE MARTINS TORRES
CONCEITO DE GENERO TEXTUAL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Organização do Trabalho Pedagogico nos anos iniciais do Ensino Fundamental,Reflexão e Pesquisa,Ensino da Lingua Portuguêsa,Ensino de Educação Fisica Escolar Seminarios VI
Orientadores:Profs:Sandra Ranpazzo,Marilzete Steinle,Juliana Fogaça Sanches Simm, Suhellem Lee.
Vitoria
24/09/2013
Conceito de genero textual
Os Gêneros Textuais são formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais típicas e em domínios discursivos específicos, ou seja, como práticas sócio-históricas, se constituem como ações para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.
Bakhtin nos ensina, que gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social, são textos que se realizam por uma ou mais de uma razão,em uma determinada situação comunicativa, um contexto para promover uma interação específica.
Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa. Conceitos: Fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social, fruto do trabalho coletivo, formas de ação social, Modelos comunicativos, eventos textuais. Isso significa que tratar dos gêneros implica falar da relação com o homem com a linguagem ao longo de toda a história.
Sempre que nos manifestamos linguisticamente, ou fazemos por meio de textos este sempre se realiza através de um gênero textual, cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo