Conceito de gestão de qualidade
Evolução da qualidade: foco no produto.
Em séculos passados, a qualidade era voltada especialmente para o produto, em geral, na relação do artesão com seu cliente. As atenções eram em garantir que o produto atendesse suas especificações, mesmo que houvesse retrabalho. Neste momento da história, um produto bem feito era o que representava o sucesso e o êxito do artesão.
Evolução da qualidade: foco no processo.
Com a era da industrialização e a produção em escala, a quantidade de produtos aumenta e com ela o número de defeitos e erros também, gerando um elevado custo e desperdícios de recursos. O foco no processo dirige as atenções não mais somente aos produtos, mas também ao processo e o controle de suas variáveis e recursos. Levando a adoção de técnicas de controle, estudo e análise de processos, métodos de análise e solução de problemas como forma de evitar que estes ocorressem, em especial pelos mesmos motivos. É neste contexto que toma forma a Trilogia de Juran, que apresentada por ele propõe o PDCA de manutenção, o PDCA de melhoria e o PDCA de inovação.
Evolução da qualidade: foco no cliente.
A eficientização dos processos permitiu a redução dos custos operativos e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, configurando como diferenciais competitivos por um longo período. Como evolução do foco em processo surge o "descobrimento" do cliente, o que levou as empresas a perceberem que se melhor e mais rápido entendessem suas necessidades e expectativas, com mais agilidade poderiam ajustar e adequar seus processos e buscar características diferenciadoras também em seus produtos.
Abordagem da norma ISSO 9001:
A ISO (International Organization for Standardization) é a maior elaboradora de padrões internacionais do mundo. Iniciou as suas atividades em 23 de fevereiro de 1947 e constitui-se em uma rede de institutos de normas nacionais presente em cerca de 162 países, com um Secretariado Central em Genebra, na