conceito de força
O conceito de força está relacionado com as alterações da quantidade de movimento, em geral costuma-se associar força a movimento, á ação de puxar ou empurrar alguma coisa que está se deslocando. Embora correta, essa ideia é incompleta. Existem forças que atuam sem que haja movimento. Ex: na estrutura de um prédio ou de uma ponte, atuam dezenas ou centenas de forças cuja ação e invisível. Além disso, a ideia de puxar ou empurrar está quase sempre associado á ideia de contato, o que exclui uma característica fundamental da noção de força, a ação a distancia.
Uma questão bastante discutida é o significado físico da palavra força. A essa palavra não há definição precisa, única, expressa. Existem expressões matemáticas decorrentes de leis físicas que permitem medir a intensidade de uma força e definir a unidade para essa medida.
Em relação ao estudo dos movimentos e de suas causas, pode-se dizer que movimento e de suas causas, pode-se dizer que força é a ação capaz de modificar a velocidade de um corpo. Não se trata de uma definição do efeito da força quando aplicada a um corpo, estabelecida pelas leis de newton.
Relação do conceito de força com as 3 Leis de Newton
. A primeira lei de Newton reúne ambas as respostas em um só enunciado Um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se nenhuma atuar sobre ele.
Em outras palavras, na ausência de forças . o que equivale á resultante das forças que atuam sobre o corpo ser nula ., todo corpo fica como está; parado se estiver parado ., em movimento se estiver em movimento retilíneo uniforme . dai essa lei e chamada de principio da inércia.
.Na verdade o conceito e a definição da força surgem com a 2ª Lei de Newton, que é considerada a lei fundamental da Dinâmica. Vamos observar por que nesta explicação “ enquanto na primeira lei de newton descreve o que ocorre com um corpo quando não atuam forças sobre ele ou, melhor, quando a resultante