Conceito de estrategias
Tema recente no meio empresarial, mas a sua origem é muito antiga de cerca 2.500 anos.
A partir do inicio da década de 1960 que o estudo da estratégia passou a ser um objeto de interesse crescente por parte de muitos executivos, estudiosos e pesquisadores da área da administração.
Segundo Andrews, estratégia e o padrão dos objetivos, propósitos ou metas e as políticas e planos essenciais para conseguir ditas metas, estabelecidas de tal maneira que definam em que tipo de negocio a empresa esta ou quer estar e que tipo de empresa quer ser.
Na concepção de Mintzberg, há pelo menos cinco formas distintas para definir estratégias: Plano, pauta de ação, padrão, posição e perspectivas.
• Plano – é o conceito mais utilizado, a estratégia é uma espécies de curso de ação conscientemente determinada, um guia para abortar uma situação especifica.
• Pauta de ação – São as manobras que as empresas utilizam para fazer frente aos competidores.
• Padrão – A estratégia é um modelo de comportamento que de uma maneira intencional ou não, adquire consistência com o fluxo de ações desenvolvidas.
• Perspectivas - Olha para o interior da organização, isto é cada empresa tem uma maneira particular de perceber o mundo e fazer as coisas.
Os conceitos apresentados anteriormente deixam claro que a estratégia pode ser entendida sob distintos pontos de vista como definição das linhas de negocio, definição dos objetivos organizacionais, determinação de como desenvolver as atividades empresariais e facilitar o êxito da organização.
A estratégia pode ser conceituada também como um processo cuja finalidade é possibilitar o alcance da situação futura desejada pela organização. É o planejamento estratégico, cujo desenvolvimento inclui três diferentes níveis de estratégias.
• Estratégia Corporativa – Refere-se as decisões relativas aos negócios em que a empresa deve entrar e sair, como deve retribuir os recursos entre os diferentes negocio em que esta