Conceito de Estoque
Os estoques são materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para a produção de seu produto ou suprimir a necessidade da própria empresa .
Com isso , a área de estoques sempre vai ser um local de grande atenção da empresa , pois é onde esta concentrada a maior parte do capital da empresa.
Em outras palavras , os estoques pode de uma despesa para a empresa se a utilização não for imediata, provavelmente não haverá tempo para estocar.
Tipos de Estoque
Hoje todas as empresas procuram de uma forma ou de outra , a obtenção de uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes , e a oportunidade de atendê-los prontamente , no momento e na quantidade desejada , é grande mente facilitada com a administração eficaz dos estoques . Todos os materiais armazenados que a empresa compra para usar no processo produtivo fazem parte do estoque matérias-primas , independentemente de serem materiais diretos , que se incorporam ao produto final , ou indiretos , que não se incorporam ao produto final . Assim, existem cinco tipos de estoque:
Materiais em processamento
Materiais semiacabados
Materiais acabados ( componentes)
Estoques intermediários
Sistemas de Controle de Estoques
Existem vários sistemas de controle de estoque, cada qual com características próprias, vantagens e limitações. No entanto, três sistemas básicos se destacam: sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo, de renovação periódica e de estoque para fim específico.
Sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo
O sistema é baseado no critério de guardar o material em duas gavetas(ou em dois lotes separados): usa-se o material da primeira gaveta; quando esse material acabar e for necessário usar o da segunda gaveta, está na hora de fazer um pedido de renovação de estoque.
A denominação estoque mínimo serve para designar a separação entre as gavetas, isto é, entre as duas partes do estoques.
Sistemas de Renovação Periódica
Esse sistema de controle de