Conceito de Espécies
Instituto Multidisciplinar em Saúde
Campus Anísio Teixeira
Bacharelado em Ciências Biológicas
Lélia Gomes jardim
Vitoria da Conquista
Junho /2015
Bibliografia
Mark Ridley 2006: Evolução 3ª Edição Editora Artmed – Departamento de zoologia Universidade de Oxford Obra Originalmente Publicada sob o titulo Evotion.
Conceito de Espécies
Resenha Crítica do capitulo13 do Livro de Mark Ridley valor R$: 84,79 reais. No capitulo 13 Conceitos de Espécie e Variação Intra – Específica do livro Mark Ridley é discutido de forma clara e objetiva os Conceitos de espécies São esse Conceitos: Conceito Biológico de Espécie, Conceito Ecológico e O Conceito Fenético. Na Prática as espécies são reconhecida por seus Caracteres fenéticos Observáveis de um organismo , inclusive os caracteres microscópicos e fisiológicos que possam ser difíceis de observar ou medir na pratica. Conceito Fenético de espécie.
O conceito Fenético de espécie poder ser Entendido como uma extensão do modo como os taxonomistas definem uma espécie. Eles definem cada espécie por meio de um ou mais caracteres definidores específicos compartilhados pelos membros dela. De modo geral, poderíamos definir espécie como um conjunto de indivíduos que são feneticamente semelhantes e diferentes dos outros conjuntos de indivíduos.
Conceito Biológico de Espécie
“Espécies são grupos de populações naturais intercruzantes que são reprodutivamente isolados de outros grupos.” (Mayr 1963). A expressão “reprodutivamente isolada” significa que os membros de uma espécie não intercruzam com membros de outras espécies por que têm alguns atributos que impedem o intercruzamento.
Problemas com o conceito Biológico de espécie,
Hibridação espécies diferente intercruzam e geram híbridos, Organismos assexuados, partenogenéticos autofecundastes esses indivíduos não têm há necessidade de intercruzarem entre se , Difícil de aplicar a populações alopatricas, exceto