Conceito de Efeito Estufa
Dentro de uma determinada faixa, é de vital importância, pois, sem ele, a vida como conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. Quando esse fenômeno climático ocorre em maiores proporções faz com que a temperatura do planeta seja maior que o normal. Esse processo desestabiliza o equilíbrio da terra e promove o aquecimento global.
Tal problema vem ocorrendo desde a revolução industrial ocorrida a mais de 150 anos atrás e potencialmente nos dias atuais com a explosão da quantidade de indústrias e veículos emitindo concentrações elevadas de poluentes no planeta. A terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve grande parte dessa radiação para o espaço; com os gases nocivos instalados na atmosfera, ao invés da radiação e calor serem liberados para o espaço, ficam retidos na superfície terrestre.
Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.
Tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. É um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.
Como é gerado?
O aumento do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
Outro fator que está